Assis entra na meta estipulada pelo Ministério da Saúde contra a Dengue

População deve manter os cuidados necessários, inclusive recebendo agentes de Saúde em suas residências para controle do mosquito Aedes aegypti

• 09/11/2017 - 15:38 | Atualizado em 09/11/2017 - 15:43

A Secretaria Municipal da Saúde de Assis através da Vigilância Epidemiológica, após avaliação realizada no mês de outubro pelo Ministério da Saúde, apontou que o Município registrou o índice de 0.8 de densidade larvária na cidade.

De acordo com Cícero Motta, coordenador do Departamento de Controle de Endemias, o índice apresentado foi considerado positivo para o Município, cujas avaliações são realizadas sempre duas vezes no ano e medem a infestação das larvas do mosquito Aedes aegypti na cidade.

No início do ano, meados de janeiro, a cidade passou por uma primeira avaliação e na época atingiu coeficiente de 4.5. Agora, considerando um período de 10 meses após a primeira avaliação, Assis atinge na segunda avaliação a meta estipulada pelo Ministério, que é de menos 1.

Cícero destaca que a segunda avaliação ocorreu em período de chuvas e, com isso, o resultado do índice contribuiu, porém, é importante manter os cuidados para se evitar a proliferação do mosquito especialmente em épocas de estiagem.

“Estamos intensificando visitas in loco para auxiliar e reforçar os moradores quanto à limpeza dos quintais, calhas, entre outros objetos que possam acumular água”, lembra.

Atualmente, o Departamento de Endemias conta com 88 agentes de Saúde, os quais em forma de mutirão, aos sábados, visitam as residências e orientam os moradores e fazem a distribuição de folders informativos.

Cícero ressalta ainda que, na próxima semana, um arrastão será realizado no Cemitério Municipal, a fim de averiguarem e realizarem a limpeza pós-finados.

Outras ações em prol do combate à Dengue são realizadas na cidade, como a Semana Nacional de Mobilização que aconteceu de 23 até 27 de outubro na cidade, e reuniu escolas municipais com a participação de alunos e comunidade em geral.

#Assis #CuidandoDeGente #SaúdeAssis