Secretária da Educação avalia estrutura de escolas do Município

Melhorias na infraestrutura em várias unidades escolares

• 03/03/2017 - 16:00

A secretária Municipal da Educação Dulce de Andrade Araújo, a engenheira Camila de Fátima Rezende e a diretora do Departamento Administrativo, Eleusa Vilella, visitaram nessa quarta-feira, 1º, as Escolas municipais dos bairros Vila Maria Izabel, Vila Marialves e Vila Ribeiro, para analisar, em conjunto, a situação de infraestrutura destes  imóveis.

Na ocasião diretores, coordenadores, professores e pessoal do apoio escolar estavam reunidos para compor o Planejamento do ano letivo, o que viabilizou o diálogo entre secretária e servidores.

Dulce comentou que após 60 dias à frente da Pasta da Educação, período em que recebeu várias solicitações das escolas, das quais muitas já foram solucionadas através das equipes responsáveis, faz-se necessário também verificar in loco outras questões de estruturas que muito têm preocupado os gestores e a atual administração desde o início do ano letivo. “É necessário estarmos juntos, sentirmos a realidade de cada comunidade para darmos agilidade às ações emergenciais no tempo que dispomos até o momento”, diz a secretária.

A secretária e a equipe comunicaram aos profissionais da EMEIF João Leão de Carvalho que o projeto de edificação de um muro margeando todo o espaço está entre as prioridades para proporcionar mais segurança aos alunos e à equipe que atua na escola.

Na EMEIF Nísia Mercadante Canto Andrade, onde existem duas salas com problemas na estrutura de vigas de sustentação das lajes, a secretária informou que o projeto para as obras também está em processo de elaboração. Essas medidas favorecerão um melhor aproveitamento do espaço físico, onde serão instaladas salas do projeto de Leitura e atendimento especializado.

Na EMEIF José Santilli Sobrinho foi feita a verificação da necessidade de uma intervenção na área de lazer das crianças, com podas de arvores, melhorias na estrutura do parque e adequação da segurança a fim de se evitar ingresso de pessoas estranhas durante a noite ou finais de semana. Também estão programados reparos emergenciais no telhado, na captação/destinação de águas pluviais e no nivelamento de salas bem como pintura da área interna do pátio bastante danificada pela ação do tempo.  Assim como outras escolas do Sistema Municipal de Ensino, a EMEIF José Santilli também receberá ventiladores dentro do planejamento de compras que está em andamento.

A Escola Santilli Sobrinho é uma edificação diferenciada, que foi adaptada para atender todos os níveis de ensino em tempo integral, da Creche ao Fundamental, e está carente de espaço físico para área de laser e de Educação Física.

A Secretaria juntamente com a gestão da escola estabelecerá um plano de trabalho, adequando o número de funcionários para as atividades livres onde as crianças possam conviver com segurança sobre o olhar cuidadoso dos profissionais capacitados, que ali vão trabalhar.

A visita à escola EMEIF Prof. Darcy Ribeiro, teve o objetivo de acompanhar as obras de duas salas que estão passando por reparos nas instalações elétricas, e nos telhados que estavam bastante comprometidos.

De acordo com a secretária serão necessárias melhorias na infraestrutura em várias unidades escolares. Para isso a equipe da SME vem fazendo um estudo criterioso do orçamento disponível.

Faz parte do plano de trabalho da gestão da educação, visitar todas as Escolas e Centros Educacionais do Município como meio de estabelecer o diálogo esclarecedor sobre as necessidades cotidianas.

O prefeito José Fernandes e seu Vice Marcio Veterinário, assumiram o compromisso de realizar a gestão humana, ética e transparente.

A Secretaria Municipal da Educação pretende fazer a sua parte nesse compromisso mobilizando a escola para ser agente de humanização, estabelecendo relações com a família e a sociedade de forma acolhedora e humanizada, concluí a Secretária Dulce.