Mais de 20 mil crianças e adolescentes são atendidos com alimentação escolar no padrão do PNAE


  • 08/03/2017 - 17:07 | Atualizado em 08/03/2017 - 17:07

No Município de Assis o cardápio das escolas é produzido pela Divisão de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal da Educação, seguindo os parâmetros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

De acordo com o programa, os cardápios devem suprir as necessidades nutricionais de cada nível de ensino, considerando o período de atendimento.

No caso do Ensino Infantil, modalidade creche e período integral, o programa estipula que 70 % das necessidades nutricionais sejam supridas em três refeições diárias.  Para este período a Divisão de Alimentação Escolar inclui mais uma refeição e sobremesa.

Nas creches com período parcial, o programa determina 30% das necessidades nutricionais em duas refeições, mais a sobremesa oferecida. Todas as creches municipais possuem lactários, proporcionado mais uma refeição às crianças atendidas. 
A Divisão de Alimentação Escolar atende 4 unidades escolares estaduais de período integral e toda a rede municipal em todos os períodos.

Para as unidades escolares de período integral, são supridos 70% das necessidades nutricionais, em três refeições, e no período parcial, 20%, com a oferta de uma refeição.

Existe por parte da administração pública o cuidado especial nos cardápios de alunos com necessidades nutricionais específicas, tais como doença celíaca, diabetes, alergias e intolerâncias alimentares, dentre outras.

Diariamente são atendidos cerca de 20.830 alunos, são aproximadamente 37.000 refeições  produzidas de forma centralizada, na Cozinha Piloto e transportadas para as unidades escolares, e descentralizada, nas creches, e em algumas unidades escolares de período integral. As unidades descentralizadas foram capacitadas para a manipulação e preparo das refeições.  Estas unidades são semanalmente abastecidas com alimentos in natura.

Os nutricionistas Eduardo Pimentel Nicolosi e Barbara Ingrid Xavier, produzem o cardápio considerando a capacidade de produção da Cozinha Piloto, os custos e a questão cultural.  Para a rede municipal são elaborados semanalmente três cardápios, diferenciados por grupos. O Grupo Integral (creches e escolas de período integral), o Grupo A (escolas de período regular) e o Grupo B (escolas de período parcial).

Segundo os nutricionistas, os produtos industrializados são inseridos nos cardápios como auxiliadores em casos de eventuais dificuldades no preparo de alimentos  e adversidades do cotidiano da cozinha.  “Temos o cuidado de selecionar todos os alimentos usados nas refeições, principalmente os industrializados. Na medida do possível usamos apenas os ricos em fibras e sem gorduras trans”, informa Eduardo.

Os pais e responsáveis podem acompanhar o cardápio para cada nível de ensino  nos murais das unidades escolares de toda a rede municipal.

#Assis #Cuidandodegente


Informativo

Cadastre-se e fique por dentro das notícias da Prefeitura de Assis.

Acesse aqui

AssisDigital.com

Conheça o Catálogo de Serviços Digitais. É fácil e prático.

Acesse aqui

Curta