Escola Nísia Mercadante aborda leitura literária no planejamento anual


  • 22/02/2018 - 09:05 | Atualizado em 22/02/2018 - 09:10

O cronograma de planejamento da EMEIF Nísia Mercadante do Canto Andrade, realizado entre os dias 14 e 16 de fevereiro, contou, mais uma vez, com a parceria do grupo de pesquisa “Leitura e Literatura na Escola” – UNESP/FCL Assis – com um minicurso ofertado pela Prof.ª Dr.ª Eliane Galvão, intitulado “Leitura e produção textual na sala de aula”.

À frente do projeto “Contação de histórias” e compondo a equipe do Núcleo de Ensino da UNESP-Assis, a palestrante também realizou visita técnica à sala de leitura reinstalada na EMEIF Nísia após um período de reformas iniciadas no fim de 2017 e finalizado no início deste ano. O local abriga acervo literário relevante para os trabalhos de formação de leitores, advindo de doação dos grupos de pesquisa “Leitura e Literatura na Escola” (UNESP) e “Crítica e Recepção Literária” (Uenp).

As obras literárias cedidas resultam de anos de atuação de pesquisadores universitários junto a programas e projetos como o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), os quais têm como exigência a disponibilização a bibliotecas e salas de leituras públicas dos livros remetidos a pareceristas e demais envolvidos nesse tipo de avaliação.

Para o acervo da EMEIF Nísia, a contribuição do Prof. Dr. João Luís Ceccantini (UNESP-Assis) foi decisiva para a estruturação do acervo com dezenas de exemplares, muitos em suas embalagens originais, dos mais variados títulos e gêneros literários.

Durante o minicurso, a Prof.ª Eliane Galvão apresentou parâmetros sobre a qualidade literária de obras poéticas para crianças e também encaminhamentos metodológicos para abordá-las em sala de aula. A diretora da EMEIF Nísia Mercadante, Marluce S. Valente, destacou a importância de se articular a leitura literária à formação geral do aluno no Ensino Fundamental I, um aspecto para o qual a equipe gestora tem procurado dar atenção, afirmou ela.


Informativo

Cadastre-se e fique por dentro das notícias da Prefeitura de Assis.

Acesse aqui

AssisDigital.com

Conheça o Catálogo de Serviços Digitais. É fácil e prático.

Acesse aqui

Curta